Sumaré volta para a Fase Laranja e Acias pede mais atenção aos cuidados para evitar circulação do vírus

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 22, a reclassificação do Plano São Paulo e Sumaré retrocedeu para a Fase Laranja. Além disto, todo o estado ficará na fase vermelha entre 20h e 6h, todos os dias da semana, e nos dois próximos finais de semana (30 e 31/1 e 06 e 07/02). Na Fase Laranja, o funcionamento de bares não é permitido.

As novas regras valem a partir de segunda-feira, 25. As medidas mais restritivas foram anunciadas por conta do aumento dos índices da pandemia.

O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, lamentou o retrocesso no Plano São Paulo, mas afirmou que o retorno à fase mais restritiva já era uma possibilidade esperada por conta do avanço da doença. “Mais do que nunca, precisamos seguir as orientações sanitárias para frear a circulação do vírus. A Acias seguirá orientando e reforçando os cuidados que precisam ser adotados nos estabelecimentos”, comentou.

Na última quinta-feira, 21, a Acias participou de uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada pela Prefeitura de Sumaré para atualizar os assuntos relacionados à pandemia de Covid-19.

Diante do crescimento dos índices de óbitos e de novos casos da doença, as autoridades anunciaram o reforço na fiscalização para impedir o funcionamento de qualquer atividade fora do permitido nas fases do Plano. A Guarda Municipal intensificará a fiscalização, com possibilidade de atuação dos estabelecimentos que desrespeitarem as regras.

Na reunião, a ACIAS destacou que a maioria dos comerciantes está fazendo o dever de casa, como vem sendo lembrado pelo governo paulista. Mas é importante não afrouxar os cuidados porque a pandemia ainda não passou.

A Acias reitera a seus associados a importância de manter os protocolos sanitários. Os cuidados são necessários para garantir a saúde de colaboradores e consumidores, além de evitar possíveis penalidades durante as fiscalizações que, a partir de agora, serão intensificadas.

O QUE PODE NA FASE LARANJA

– COMÉRCIO E SERVIÇOS
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos
– A orientação da Acias é que o comércio abra às 9h e feche às 17h.

– RESTAURANTES E SIMILARES (CONSUMO LOCAL)
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados
Venda de bebidas alcóolicas até às 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específico
O funcionamento de bares não é permitido na Fase Laranja.

ACADEMIAS E CENTRO DE GINÁSTICA
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Agendamento prévio e hora marcada
Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Mais informações para a imprensa
Ivone Moreira – jornalista
ImPauta Comunicação
19 9 9888 1804 / 19 4112 0033
ivone.moreira@impauta.com.br