Sumaré na Fase Vermelha #PlanoSãoPaulo

Prezado associado.

Sumaré, assim como todo o estado de São Paulo, vai recuar para a Fase Vermelha a partir da zero hora do próximo sábado (6/3). A medida foi anunciada nesta quarta-feira pelo governo estadual e deve permanecer em vigor até o dia 19 de março. O toque de restrição foi ampliado das 20h às 5h.
A Fase Vermelha é a mais restritiva do Plano SP e permite o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais como saúde, educação, segurança, indústria e transporte.
Como diferencial, em comparação com à Fase Vermelha anteriormente ocorrida, as escolas da rede pública e particular seguem abertas, e as atividades religiosas também estão permitidas pois incluídas na lista de serviços essenciais.
Os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.
O endurecimento da classificação foi adotado para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19. O presidente da ACIAS, Juarez Pereira da Silva, afirma que a associação está ciente da grave situação enfrentada pelo sistema de saúde e seguirá orientando seus associados sobre a importância de cumprir as regras e os protocolos da saúde. “O momento exige um esforço ainda maior dos comerciantes e a orientação da ACIAS é que os lojistas ampliem as opções de vendas através de internet, drive-thru e delivery como forma de amenizar o impacto deste novo fechamento”, comenta Silva.
O presidente da ACIAS lembra ainda que os setores autorizados a funcionar na Fase Vermelha, como supermercados, açougues e farmácias, devem seguir as regras estipuladas pelo Plano SP como disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a permanência no estabelecimento e aferição da temperatura na entrada.

Atividades permitidas na Fase Vermelha:

  • Saúde (hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal).
  • Alimentação (supermercados, açougues, padarias e feiras livres). O consumo no local é vedado.
  • Segurança (serviços de segurança pública e privada).
  • Serviços Gerais (hotéis, serviços bancários, lotéricas, bancas de jornais, lavanderias, igrejas).
  • Construção Civil e Indústrias – sem restrições.
  • Logística (estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos)
  • Abastecimento (cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadora, armazéns, postos de combustíveis e lojas de material de construção).
    Mais informações sobre os protocolos sanitários no link: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/setores/