Honda promove Curso de Formação de Profissionais para jovens da cidade de Sumaré

O projeto tem o objetivo de contribuir com a preparação de jovens do município para o mercado de trabalho

Sumaré, 03 de abril de 2023 — Em sua Filosofia, a Honda tem o compromisso global de compartilhar alegria com as pessoas ao redor do mundo por meio de atividades socialmente responsáveis. Para ampliar essa atuação, a empresa assinou um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Sumaré para oferecer a capacitação de formação de profissionais para jovens da cidade.

Com 800 horas de treinamento, o curso é aplicado de segunda à sexta-feira, durante os meses de maio a dezembro. No total, 15 alunos serão selecionados para receber aulas teóricas e práticas de mecânica de automóveis e motocicletas, com temas que envolvem metrologia, elétrica, revisões, inspeção periódica, capacitação em técnicas de vendas, consórcio e serviços financeiros. Ainda na carga horária, estão contemplados módulos orientativos sobre saúde, relações familiares, informática, trabalho, meio ambiente, segurança no trânsito e a importância do trabalho voluntário.

O curso, que será aplicado no Centro de Treinamento Honda, localizado na unidade administrativa da empresa, em Sumaré (SP), é direcionado a jovens de 18 a 20 anos, moradores da cidade e em situação de vulnerabilidade social. Os interessados devem estar cursando ou terem concluído o ensino médio recentemente.

As inscrições para o processo de seleção pode ser feitas até o 23 de abril. A previsão é que as aulas comecem em maio. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site, clicando aqui.

Essa importante parceria assinada com a Prefeitura de Sumaré, cidade que acolhe a empresa há mais de 25 anos, tem o objetivo de contribuir com a educação e formação profissional dos jovens locais, capacitando-os para que atuem em diferentes funções e preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho.

O Projeto Social Honda é realizado em Recife (PE) desde 2007 e já formou mais de 290 participantes, que hoje atuam no mercado de trabalho.

Processo de seleção

A seleção dos alunos se dá pela adequação aos critérios básicos e por meio de prova online de português, matemática, atualidade, ciências da natureza e redação. Após a inscrição pelo site, será enviada uma confirmação para o e-mail cadastrado, com o link, data e horário para realizar a prova.

A partir da primeira etapa, são escolhidos os semifinalistas, que passam por dinâmicas de grupo, acompanhadas por psicóloga, e entrevista final.

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 27 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.