Dica 3 – Planejamento

Para amenizar os impactos econômicos causados pela crise da COVID-19, as empresas, principalmente as pequenas, precisam se ajustar e traçar um planejamento. Para ajudar nesta a tarefa, a ACIAS traz algumas dicas importantes, elaboradas pelo administrador de Empresas e especialista em Gestão de Pessoas, Washington Ribeiro dos Santos. O especialista lembra que, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que os próximos meses são essenciais para sobrevivência da sua empresa. Estratégias que visam resultados em longo prazo podem ser planejadas, mas o ideal é que você foque em estratégias de sobrevivência de curto prazo. Alguns pontos que você pode adotar:

  1. CONTROLE E OTIMIZE SEU CAPITAL DE GIRO
    Seu capital de giro deve estar sob controle. Tenha certeza que sua receita é o suficiente para pagar todas as despesas e trazer dinheiro para o caixa da empresa. É melhor usar dinheiro do caixa da empresa para arcar com despesas do que solicitar um empréstimo. Busque otimizar seu capital de giro pra não depender de bancos e adquirir ou aumentar as dívidas.
  2. CONTROLE OS CUSTOS FIXOS
    Reveja as despesas. Esse é o momento de negociar. Negocie com fornecedores, tente obter melhores prazos e preços. Negocie o aluguel com a imobiliária. Negocie royalties, licenças de software, contratos com transportadoras, pagamento de impostos, contratos bancários, negocie TUDO o que puder. Evite quebrar contratos, as multas podem prejudicar o caixa e a estabilidade da sua empresa, e o cancelamento pode prejudicar a empresa com quem você fazia negócios. Lembre-se: a outra empresa está vivendo a mesma crise que você, e também precisa sobreviver. Busque um acordo que seja favorável para as duas partes.
  3. FAÇA COMPRAS E CONTRATAÇÕES DE FORMA INTELIGENTE
    Compre apenas o que for necessário. Evite compras com pedido mínimo ou condições desfavoráveis, não compre produtos que não têm bom giro, não compre em quantidades maiores do que costuma comprar. Compre apenas para repor o estoque dos itens que vende. Só faça compras de produtos diferentes disso caso o dinheiro a ser investido não faça falta e você consiga manter a empresa mesmo sem vender esses produtos por um tempo. Interrompa a contratação de pessoal ou empresas, a não ser que sejam para otimizar sua gestão na crise e melhorar os resultados.
  4. INVISTA EM ESTRATÉGIAS COM RESULTADOS RÁPIDOS
    Inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, todas são ótimas estratégias
    – mas com resultados a médio e longo prazo. Você precisa focar em estratégias que deem resultados de forma rápida – anúncios, mídia paga, outbound, preferir pagamentos à vista ou em boleto.
  5. PROCURE VENDER PRODUTOS “ENCALHADOS”
    Se você tem produtos no estoque que não vendem há tempo, esse é o momento para tentar vendê-los. Faça promoções, queima de estoque, dê prazos e condições boas: tente se livrar dos produtos “encalhados”. Mesmo que tenha pouco lucro na venda, o importante nesse momento é gerar caixa pra sua empresa – e mesmo com menor procura por itens de compra por impulso, uma promoção atraente pode incentivar a compra. Essas são apenas algumas dicas de como você pode enfrentar a crise atual e sair dela sem prejuízos. Embora o momento atual seja delicado, vale ressaltar que a situação tende a se normalizar com o tempo. E esperamos que com nossas dicas você consiga superar essa crise com estabilidade, e possa crescer ainda mais depois das adversidades.
  6. COLABORADORES
    A comunicação é fundamental na garantia de motivar os funcionários na crise. Isso porque é preciso informar o que, de fato, está ocorrendo e o que a empresa espera de cada um dos colaboradores. Só assim haverá mais comprometimento. O endomarketing está em alta, por isso, aposte em ferramentas de comunicação que chegue até seu público como boletins, reuniões e todo tipo de recurso para divulgação das informações da empresa.