Dica 2 – Comunicação

Os efeitos positivos da comunicação clara e objetiva para o seu negócio

Em tempos de crise, o que menos queremos são conflitos e desentendimentos com a equipe de trabalho. O cuidado com a comunicação deve ser redobrado, pois a interpretação de textos mal formulados, seja em mensagem falada ou escrita, pode comprometer tempo, dinheiro e principalmente a saúde mental dos envolvidos, levando a falhas, retrabalhos e a qualidade no andamento das atividades. Certifique de que o outro entendeu da forma correta, vale muito mais investir tempo para prevenir esses deslizes do que arcar com as consequências do “achismo” que podem ser destruidoras.

A Comunicação Interna é uma habilidade fundamental utilizada no gerenciamento de uma equipe. É peça chave para que todos dentro do negócio trabalhem em harmonia e em direção a um objetivo comum. Já a Comunicação externa é a forma como a empresa deseja ser percebida por cliente, parceiros e fornecedores.

Pare um instante e pense: como era a comunicação de um exército no meio de uma batalha de guerra? Em um passado nem tão distante, não haviam as tecnologias modernas de comunicação. Durante uma batalha os movimentos das equipes, manobras e eram realizadas, através de bandeiras, sinalizadores e tambores. Não importa qual seja o ambiente em que o líder esteja a comunicação deve ser sempre clara, objetiva e efetiva!

Sua equipe está com medo, desconfiada e insegura? Sua equipe tem todas as informações necessárias para se sentir segura? Sua equipe está tendo todo o apoio que se faz necessário nessa hora? A resposta é simples: Comunicação!!!

Dicas para criar padrões de comunicação eficientes.

1 –A padronização é algo que sempre funciona, antecipar o que será realizado, dividindo as tarefas com prazos bem estabelecidos e recursos que serão utilizados.

2- Fiquem por dentro das ocorrências internas do dia anterior, para assim tomar decisões de mudança e correção mais rápidas com a intenção de ganhar tempo e espaço para alavancar o que há de bom e já está funcionando bem, ou será sempre um “apagador de incêndios”

3 – Planejamento; É fundamental em todos os níveis, mas planejar a comunicação é algo não tão comum para alguns, o que consiste em criar conexões com membros da equipe onde poderá colher dados precisos e ao fim do dia não terá surpresas ou saber que algo não está indo bem, somente dias depois. Portanto, crie o hábito de anotar, descreva o que causou o problema, como ele poderá ser resolvido, e quando solucionar, também faça um banco de dados de quais foram os recursos utilizados para sair daquela situação. Você pode recorrer a esse histórico em outras situações e certamente o ajudará.

Marcelo Forneli é especialista em gestão de pequenos negócios e professor universitário