Dica 1 – Nutrição

Os pedidos de refeições por delivery aumentaram muito com as medidas de restrições. A pedido da ACIAS, a Tecnutri, empresa de consultoria e assessoria para serviços de alimentação, elaborou um pequeno manual com dicas importantes para os estabelecimentos, equipes de entrega e também consumidores. São recomendações para ajudar os comerciantes a manterem a qualidade e a higiene dos alimentos.

PARA OS ESTABELECIMENTOS

  • Criar uma área exclusiva de expedição, de modo que os entregadores não tenham acesso direto às áreas de manipulação.
  • Nessa área, providenciar mesas e bancadas para apoiar e higienizar o box, além de lixeiras com pedal, pia para lavagem das mãos, provida de sabonete bactericida, papel toalha e álcool em gel 70%.
  • Capacitar os entregadores sobre boas práticas na entrega, evitando assim a contaminação das refeições.
  • Providenciar frascos individuais de álcool 70% para a manutenção da higiene das mãos dos entregadores e da máquina de cartões a cada entrega.
  • Caso o pagamento seja feito em dinheiro, enviar o troco embalado junto ao pedido, juntamente com um saco plástico ou de papel pequeno para que o cliente coloque o valor em dinheiro, evitando a contaminação das mãos do entregador.

PARA OS CLIENTES

  • Recomendar que o mesmo faça o pedido via telefone, WhatsApp ou aplicativo.
  • Sugerir sempre ao cliente a forma de pagamento online, evitando o mínimo de contato direto no momento da entrega.
  • Solicite ao cliente para, se possível, deixar uma cadeira ou outro ponto de apoio próximo à porta, evitando que o box seja apoiado no chão no momento da entrega.

PARA A EQUIPE DE COZINHA (MANIPULADOR DE ALIMENTOS)

  • Atenção para as orientações já praticadas, seguindo todas as normas de higiene e manipulação segura dos alimentos.
  • Higienizar as mãos frequentemente com água e sabonete líquido bactericida, secando com papel toalha não reciclado e aplicando álcool em gel em seguida.
  • Atenção às embalagens que serão acondicionados os alimentos para a entrega; mantê-las sempre protegidas, higienizando às mãos sempre antes da montagem.
  • Depois de montadas, embalar sempre em sacolas, sacos plásticos ou de papel, para que o cliente possa descartar essa embalagem externa antes de realizar a refeição.

PARA A EQUIPE DE ENTREGA (MANIPULADOR DE ALIMENTOS)

  • Antes de abastecer o box, realizar a higiene das mãos com água e sabonete bactericida, secando com papel toalha não reciclado;
  • Levar consigo um frasco de álcool em gel, para a manutenção da higiene das mãos durante as entregas;
  • Colocar os alimentos no box previamente higienizado, se dirigindo para o endereço de entrega;
  • Apoiar o box em uma cadeira ou algum outro local, evitando o contato direto com o chão. Abra o box, aplique o álcool em gel nas mãos, retire o pedido e deixe-o em cima da caixa do box para facilitar a retirada ao cliente;
  • Tocar a campainha ou solicitar na portaria a presença do cliente para a retirada do pedido, se afastando, no mínimo 1 metro do cliente. Evitar aperto de mãos, contato físico e conversas desnecessárias.
  • Receber o pagamento, se for o caso, e ao utilizar a máquina de cartão, lembrar de higienizá-la com álcool 70% e pano descartável, antes de passar para o cliente colocar o cartão e senha.
  • Guardar a máquina de cartão, higienizar as mãos novamente na frente do cliente. Agradecer pela compra e seguir o trajeto.
  • Manter roupas / uniformes limpos e trocados diariamente.
  • Manter bicicletas ou motocicletas sempre limpas.
  • O uso de máscaras não é indicado para manipuladores de alimentos, pois pode promover um maior risco de contaminação.

COMO HIGIENIZAR O BOX DE ENTREGA?

  • Umedecer um pano descartável com água e detergente neutro e aplicar no interior e parte externa do box.
  • Preparar uma solução clorada (composição: 1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água).
  • Aplicar essa solução com a ajuda de um borrifador no interior do box, no início e final do expediente e em cada retorno para abastecimento.