DE REPENTE, HOME OFFICE

Em face do cenário atual, muitos profissionais, em especial os vendedores, tiveram que descobrir da noite para o dia o famoso home office, ou teletrabalho. Enquanto para uns, ter flexibilidade no ambiente de trabalho é algo inspirador, para outros é motivo de angústia e baixa produtividade. Sendo assim, que tal aprendermos dicas simples de como transformar esse incômodo em grandes oportunidades!? Confira nas dicas do consultor e comunicador Luccas Duque, da LDuque Solution. And go home:

1) GRATIDÃO – Antes de mais nada, tire os pensamentos negativos da cabeça. Está bem, eu sei que não é simples, mas é necessário. Se você iniciar qualquer projeto pensando nos obstáculos, tudo se torna mais difícil. Ao invés disso, tente ser grato pela oportunidade de vivenciar uma nova experiência. Muito aprendizado e grandes realizações podem vir desse momento especial. Acredite!

2) ORGANIZAÇÃO – A preparação é essencial para se ter um bom desempenho no home working. Reserve o espaço mais tranquilo ou viável da casa e em seguida, monte sua mesa de trabalho, separando tudo que é essencial para sua atividade, como fones de ouvido, caderno para anotações, agenda, caneta, computador, etc. Quanto mais organizado seu ambiente, menos distrações você terá. Ah, e combine com sua família que manter aquele espaço
organizado é importante para você e para suas tarefas diárias.

3) HÁBITO – Outra dica importante é manter a sua rotina diária de “ida ao trabalho”. Se você tem dificuldades de se concentrar e manter o foco, faça esse exercício: Levante no horário de costume, faça sua higiene pessoal, coloque sua roupa de trabalho (ou mesmo uniforme), tome seu café e “vá ao trabalho”, quer seja na sala ou na cozinha. Essa é uma maneira simples de manter a programação mental e não se esquecer que você está ali trabalhando.

4) OBJETIVOS – Você já deve ter ouvido a frase de Lewis Carol: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Por isso é importante traçar suas metas diárias e escrevê-las, seja em um papel, em um post-it ou em quadro. Defina para quem ligar, quantos telefonemas fazer, quais as suas prioridades, quanto precisa vender e quando parar. Lembre-se de que você está no trabalho e precisa voltar para “casa”, ou seja, para sua rotina pessoal.

5) MÉTODO – Toda atividade de alta performance possui uma metodologia. O atleta treina as jogadas incessantemente, a franquia defende seus padrões acima de tudo, e as empresas de maior sucesso do mundo utilizam os modelos de gestão como ferramentas de replicação daquilo que funciona. Ao avaliar seu dia-a-dia, escreva o que funcionou bem e tente replicar a receita no dia seguinte. Observe rotinas, técnicas e atitudes que fizeram você ter mais resultados e as transforme em procedimento padrão. Você certamente terá mais sucesso!

6) EQUILÍBRIO – Trabalhar em casa é maravilhoso, mas o maior desafio é conciliar o home office (escritório em casa) com o home sweet home (lar doce lar). Não é possível virar uma chave às 8h e dizer para a família que você não está em casa, principalmente com filhos pequenos. É importante conversar e pedir aos familiares para que não seja incomodado quando estiver falando ao telefone ou em videoconferências. Defina horários para as refeições em família e cumpra esses horários, pois isso diminui a ansiedade de todos, em especial das crianças. Distribua atividades longas e que não precisem de sua participação aos pequeninos, como jogos e desenhos. Mas, acima de tudo, não se cobre demais. Nem tudo sairá como você planejou, e está tudo bem. Todos estamos nos adaptando a esse admirável mundo novo. Ah, e quando encerrar sua jornada, pare de trabalhar e curta a sua família. Lembre-se: você trabalha para viver, e não o contrário!