10 dicas do administrador de Empresas e especialista em Gestão de Pessoas, Washington Ribeiro

Para ajudar o associado a enfrentar esta crise causada pela COVID-19, a ACIAS apresenta 10 dicas do administrador de Empresas e especialista em Gestão de Pessoas, Washington Ribeiro dos Santos. São orientações para ajudar o seu negócio. Porque informação de qualidade é essencial para superar os momentos de dificuldades.

1- Faça um plano de emergência. Desenvolva um gerenciamento especial para esse período e comunique aos empregados.

2- Você não é o único com dificuldades. Crise pode afetar até mesmo concorrentes bem estabelecidos.

3- Monte um programa de retenção de profissionais. Acredite nas pessoas que trabalham com você.

4- Ouça seus empregados, prepare-se para trabalhar com suas sugestões e remediar os momentos de poucos ganhos.

5- Não tenha segredos. Deixe os funcionários informados de que seu modelo comercial pode mudar.

6- Não entre em pânico. Tenha uma abordagem holística para gerenciar em tempos difíceis e aproveite para reavaliar sua estrutura.

7- Estabeleça um foco comercial que garanta resultados em até três meses, tempo ideal para retomar o fôlego.

8- Seja humilde e esteja disposto a aprender com as dificuldades.

9- Se for preciso, tente contratar uma empresa de consultoria que indique o caminho mais rápido para fugir da crise e evitar errar de novo.

10- Não tome medidas repentinas, como demissões em massa, que entrem em desacordo com a cultura interna da companhia. A palavra crise não deve assustar ninguém. “No alfabeto chinês, o mesmo símbolo que significa crise também quer dizer oportunidade”.